Mídia-educação 4.3
Mídia-educação,
leitura crítica dos meios, educomunicação, educação para a mídia e media literacy são alguns dos
termos usados para caracterizar uma área interdisciplinar do conhecimento que
se preocupa em desenvolver formas de ensinar e aprender aspectos relevantes da
inserção dos meios de comunicação na sociedade. Assim, a “literacia em mídia” é
o resultado esperado dessas ações pedagógicas, que envolvem, necessariamente, a
compreensão crítica e a participação ativa.
Conceitos-chave da mídia educação
São
eles: linguagem, estruturas narrativas, instituições de mídia, audiências e
representação.
Linguagens: Compreender que é a linguagem
que produz significado, e não uma suposta expressão por si só e,
conseqüentemente, até mesmo a notícia não é transparente em relação à
realidade, mas sim uma recriação de um fato, mediada por forças de caráter técnico,
político e simbólico.
Estruturas
Narrativas:
Verificar em que medida a narrativa está ligada ao
conceito de “endereçamento”, isto é, ao modo como o teor de uma história – real
ou fictícia - evolui, em função dos objetivos do autor e das expectativas do
público.
Instituições
de mídia: Compreender que as notícias produzidas pelos jornais todos os
dias são feitas conforme as normas de um processo institucionalizado
aparentemente objetivo, mas que, no fundo, sustenta pressupostos ideológicos.
Audiências: Investigar o papel da audiência
na formatação de uma mensagem e refletir sobre o poder de persuasão do texto, o
poder do receptor e o modo como audiências diferentes se apropriam do mesmo
conteúdo de modo diferente.
Representação: Avaliar em que medida a
formação de uma identidade pessoal se relaciona com as representações mais
comuns nos meios de comunicação e em que medida podemos afirmar que
determinadas representações são as verdadeiras ou apenas são
tidas como
verdadeiras, porque são predominantes na mídia.
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